terça-feira, 18 de novembro de 2008

A razão da pressa

Um homem – já com alguns anos de vida – foi a uma clínica médica para fazer um curativo na sua mão que estava ferida. Impaciente com a menina da recepção, dizia-se cheio de pressa e estava sempre a perguntar quando é que iria ser atendido, não por causa das dores do ferimento, mas porque tinha um importante compromisso para o qual estava atrasado e não podia faltar.
Finalmente, um jovem médico chama-o para o consultório, e enquanto lhe ia fazendo o curativo, quis saber a razão da tanta pressa do seu paciente, qual era esse seu compromisso assim tão importante…
O homem respondeu-lhe que tinha de ir ao lar de idosos tomar o habitual café da manhã com a sua companheira que estava lá internada há mais de um ano por sofrer da doença de Alzheimer em estado bastante avançado.
Enquanto fazia o curativo, o jovem médico perguntou-lhe:
- Mas a sua companheira não vai ficar aborrecida e preocupada por causa do senhor chegar atrasado?
O homem, sorrindo, retorquiu:
- Não meu caro Doutor, ela já nem sabe quem eu sou… há quase cinco anos que não me reconhece!
O médico intrigado voltou a perguntar-lhe:
- Mas se ela não sabe quem o senhor é, porquê essa sua pressa, preocupação e necessidade de estar com ela todos os dias?
O homem, riu-se efusivamente, e dando uma palmadinha nas costas do jovem médico disse-lhe:
- Meu caríssimo Doutor… ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem quem ela é!



Nenhum comentário: